Chegar a bom Porto
  • Recantos do Porto
  • Sobre o "Chegar a bom Porto"
  • Notícias e eventos

Mercadinho dos Clérigos

3/27/2015

4 Comments

 
Picture
     Conhecem o Mercadinho dos Clérigos? Eu não conhecia até há duas semanas atrás. Calhei de passar junto à rua Cândido dos Reis e para minha surpresa estava lá uma espécie de feirinha, que logo me explicaram tratar-se do Mercadinho dos Clérigos. Era uma feirinha não muito grande, com bancas dos dois lados da rua, que se realiza sempre no segundo e no último sábado de cada mês, daí eu estar a falar disto hoje, já que amanhã há mais uma!

   Não era muito grande mas tinha de tudo. Tinha a típica quinquilharia que as pessoas tentam vender mas que no fundo sabem que vão voltar a arrumar aquilo no sótão e a tentar a sorte na próxima vez; carteiras; livros e azulejos antigos para aqueles que fazem coleção (e eram tão lindos, que até eu queria um). Tinha também doces tradicionais embrulhados e prontos a oferecer; vinis; óculos de sol e muita, muita bijutaria feita à mão.
      
    Na altura cheguei cedo e ainda não havia muita gente, mas, quando estava a vir embora, a rua já estava a ficar cheia de turistas, surpreendidos com as pequenas coisas tradicionais que fazem do Porto a cidade maravilhosa que é.

    Vale mesmo a pena dar lá um saltinho, sobretudo naqueles sábados em que está sol. Esperemos que amanhã seja o caso! Podem aproveitar para passear e visitar o Mercadinho. Se forem como eu, quase de certeza que vão sair de lá com qualquer coisa. 


4 Comments

Embaixada Lomográfica do Porto

3/25/2015

6 Comments

 
Imagem
    A Embaixada Lomográfica do Porto, é, como o próprio nome indica, uma loja de máquinas lomo. No entanto, é muito mais do que isso. Além de ser uma loja onde também se dão workshops de fotografia, no piso de cima há um café, que também funciona como galeria. Conceito interessante, não?

 A loja tem uma aura bastante descontraída e apelativa e lá estão expostas as dezenas de lomos que com as suas cores vibrantes e divertidas nos fazem querer experimentar um bocadinho deste mundo tão especial. Além disto, os vinis expostos também nos fazem perder um bocado de tempo a explorar e a parede de fotografias capta-nos a atenção. 

     Se subirmos ao piso de cima deparamo-nos com um ambiente a meia luz, mais intimista, com uma música de fundo agradável que nos acompanha durante o café e a conversa com a amiga. É um espaço perfeito justamente para isso: uma boa conversa entre amigos ou um amigável jogo de matraquilhos.

Imagem
     Se estiver frio, o café em cima é o espaço ideal para nos "abrigarmos", se estiver sol a esplanada à frente é a feliz contemplada, recebendo toda a atenção dos clientes. Eu fiquei-me pelo piso de cima e apenas por um café, mas sem dúvida que hei-de voltar e experimentar um dos crepes da ementa, que tanto puxou por mim da primeira vez que lá fui. Talvez na próxima sexta-feira, quem sabe... 

6 Comments

Porto de Magia

3/18/2015

0 Comments

 
Picture
      Eu deparei-me com a Porto de Magia por acaso, ia eu distraída pela rua, e não consegui evitar entrar. Mal acabei de fechar a porta com cuidado, fui transportada para uma época totalmente diferente e a informação a processar era tanta que fiquei boquiaberta. A pequena loja de brinquedos situada na Rua Formosa, nº 207, é capaz de fazer as delícias de toda a gente, pois difícil será encontrar algo que não nos agrade. Tem globos de neve com vários temas, relógios de parede, marionetas, caixinhas de música, guarda-jóias, pequenos instrumentos, carrosséis e muito mais. 
       Num pequeno espaço é capaz de concentrar tudo o que já fez parte da infância dos nossos pais e que talvez tenha feito parte também da nossa por influência dos mesmos. Como podem imaginar, é a loja ideal para toda a família. É uma espécie de mini reino encantado que perpetua os nossos sonhos de criança e nos faz querer partilhar este pequeno pedaço de memória com os que nos são mais próximos.
     Além disso, a simpatia de quem lá trabalha e o atendimento personalizado - gastando o tempo necessário a fazer o melhor embrulho possível da nossa compra, como se de um tesouro se tratasse - também alimentam a magia do próprio espaço. Aconselho toda a gente a visitar, nem que seja apenas para fazer uma breve viagem ao passado, mas aviso já que difícil vai ser sair de lá sem comprar alguma coisa.

0 Comments

Flea Market

3/15/2015

2 Comments

 
Picture
      Nunca tinha ido à Flea Market. Já tinha ouvido falar mas nunca me tinha dado verdadeiramente ao trabalho de procurar e descobrir quando iria ser a próxima e onde. Ontem, finalmente decidi-me a fazer isso e não me arrependi.
       Pela primeira vez, a Flea Market realizou-se na rua D. João IV, nº 367 e qual não foi a minha surpresa quando descobri que aquilo era enorme. Eu estava a imaginar assim uma coisa pequenina, tipo feirinha de garagem ou algo do género mas aquilo era um verdadeiro paraíso de coisas em segunda mão, sobretudo no que toca a roupa e livros. E tinha, sem dúvida, "a mais fina tralha da Invicta" e os preços também não eram nada maus!


     Geralmente realiza-se uma vez por mês, mas este mês vai haver uma exceção. Para celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos, a Flea Market vai realizar mais uma edição no próximo dia 28, no passeio das Virtudes. É algo a não perder!

     Para quem quiser saber mais informações, fica aqui a página de Facebook para darem uma espreitadela:  https://www.facebook.com/fleamarket.porto?fref=ts


2 Comments

    Autora

    Sofia Barbosa - Aluna de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, na vertente de Publicidade e Relações Públicas.

    Categorias

    Todos

    Arquivos

    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.