Chegar a bom Porto
  • Recantos do Porto
  • Sobre o "Chegar a bom Porto"
  • Notícias e eventos

Galerias Lumière

5/29/2015

2 Comments

 
Picture
    É na rua José Falcão que se localizam as Galerias Lumière. É provável que o nome vos remeta para a ideia de arte e exposições, no entanto, não tem nada a ver com isso. As Galerias Lumière são uma espécie de centro comercial, onde a oferta gastronómica abunda.

    Antigamente este espaço era ocupado por salas de cinema (talvez seja daí que vem o nome) mas foi revitalizado e agora é uma espécie de oásis alimentar, que oferece desde sushi, sandes e empadas até crepes, gelados artesanais, cupcakes e croissants. Eu mal entrei fui logo envolvida pelo familiar cheiro a croissants acabadinhos de fazer da Tête à Croissant e fui "obrigada" a provar um. E sabem que mais? Estava delicioso!

      Para além destas lojas, as Galerias têm também a Poetria, uma livraria especialmente voltada para a poesia e o teatro, e ainda uma florista, lojas de decoração, pop-up stores e lojas de produtos com design português.

     Mas não pensem que são só lojas! Este espaço também proporciona serões culturais com música, cinema, discussões sobre temas relevantes da atualidade e workshops. Aliás, ainda no passado dia 22 foi realizado um workshop sobre como fazer massa caseira.

         Se estiverem pelo Porto no próximo fim-de-semana, aproveitem para dar uma espreitadela!


2 Comments

Xis Ideias

5/25/2015

0 Comments

 
Picture
     Desta vez dirijo-me a um público mais artístico, pois a loja em questão assim o exige. Estou a falar da Xis Ideias, uma pequena loja na Praça Carlos Alberto, dedicada às artes manuais decorativas e outros trabalhos do género, onde se podem encontrar todo o tipo de produtos para pintura e outros materiais para serem utilizados no barro, madeira, guardanapos, etc.

      Por outro lado, a Xis Ideias é também uma espécie de gift shop, com peças feitas à mão que demonstram que o que é nacional também tem qualidade. Tem o típico galo de Barcelos, os porta-moedas de renda, as caixinhas de madeira pintadas, pequenas figuras decorativas em madeira, figuras de gesso, andorinhas em barro e muito mais...

      É uma loja pequena mas com muita personalidade, onde podemos comprar uma pequena lembrança para fazer uma surpresa a alguém. Aproveitem!


0 Comments

Centro Comercial Bombarda

5/20/2015

2 Comments

 
Imagem(Imagem retirada da Internet)
    O Centro Comercial Bombarda não é um centro comercial qualquer, não se deixem enganar pelo nome. "É um centro comercial mas não é um 'shopping'". Situado numa das ruas com mais galerias de arte e lojas alternativas, o CCB - como é vulgarmente conhecido - abriu em 2007 e sobressai pela sua individualidade.

     É um espaço moderno que conjuga, sem grandes esforços, galerias de arte com lojas de decoração, design, acessórios, mobiliário e arquitetura e tem até cabeleireiros, oculistas e restaurantes, sendo o local perfeito para um passeio e almoço de fim-de-semana, mesmo para aqueles que estão sempre a contar as moedinhas da carteira.

      Além disto, outra prova que demonstra que realmente o CCB não é o típico shopping, é o facto de este contar com uma esplanada interior onde podemos relaxar e tomar um bom café, uma horta urbana sustentável e de existirem pequenas bancas de produtos regionais espalhadas pelo espaço (pelo menos ao fim-de-semana). Enquanto andamos pelo mesmo e vamos apreciando as lojas, é quase impossível resistir a comprar uma fatia de bolo de chocolate ou um bolinho de bacalhau...

      Fica aqui a sugestão para visitarem se estiverem interessados em espaços comerciais mais alternativos não só em termos de conceito mas sobretudo em termos de oferta e se quiserem fugir um bocadinho à rotina dos shoppings "normais". 


2 Comments

Mercado 48

5/4/2015

2 Comments

 
Imagem
     É uma concept shop de design vintage e contemporâneo. É uma galeria. É palco de concertos. É o Mercado 48. Situado na Rua da Conceição, é impossível passar pela sua montra e não ter vontade de entrar. É um espaço harmonioso com uma mistura do rústico e tradicional com o contemporâneo, fruto da colaboração entre dois amigos: um designer e um restaurador.

     A loja tem uma oferta de produtos incrivelmente variada que vai desde motas e bicicletas restauradas, vestuário mais alternativo, objetos decorativos, vinhos e produtos gourmet, até quadros e candeeiros, tudo envolto num estilo muito próprio que promove a portugalidade.

     O espaço transmite-nos uma aura caseira e descontraída e os sofás no meio da loja, bem como a simpatia dos donos, dão-nos vontade de relaxar e comer um bocadinho de Pão de Ló de Ovar antes de continuar a explorar o resto da loja.

    Além disto, o Mercado 48 tem também uma função de galeria onde se apresentam exposições e se realizam workshops e concertos. Aliás, já no próximo dia 9 irão apresentar mais um concerto, que está neste momento envolto em segredo. Para saberem mais vão mesmo ter de ir e de certeza que não se vão arrepender!

2 Comments

    Autora

    Sofia Barbosa - Aluna de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, na vertente de Publicidade e Relações Públicas.

    Categorias

    Todos

    Arquivos

    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.